Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Domênico Massareto [Programador, Cineasta e Escritor Brasileiro]

Domênico Massareto, Programador desde os 6 anos de idade, dedicou os últimos 16 anos ao estudo do processo criativo. Formado em cinema, se tornou publicitário em 2002. Trabalhou na TBWA\Brasil, AgênciaClick e Africa. Domênico conquistou 15 leões no festival de Cannes, venceu a competição mundial Young Creatives e foi eleito profissional de criação do ano pelo Prêmio MMonline em 2006. Sempre que sobra algum tempo, Domênico toca piano.

Acredito no poder da criatividade; seu poder de transformar qualquer disciplina humana em poesia. O poder de emprestar à arte, aos negócios ou mesmo a algo aparentemente frio como a tecnologia, os atributos necessários para transformá-los em algo belo: inusitados monumentos erguidos em homenagem às pequenas, e mais importantes, coisas da vida - essas sim, capazes de tocar as pessoas.

Nasci em São Paulo. Em 1977. Alguns anos depois meus pais se mudaram para o interior. Sempre inquieto, busquei minhas respostas para a felicidade em todos os cantos: já fui atleta de competição e já publiquei livro. Já fui professor e dono de empresa. Apresentei programa de TV, fui cozinheiro, toquei e cantei ao vivo, realizei alguns sonhos meus e até ajudei a realizar os de outras pessoas. Tudo isso porque, como disse, sempre fui inquieto.

Ainda estou procurando muitas respostas para as questões da vida e sempre que descobrir algo novo, irei compartilhar aqui neste site, afinal, sozinho não se chega à lugar algum e se é que o mundo ainda tem salvação, só a generosidade pode nos ajudar.

É nisso que acredito.

CONTATO

IGUAL A VOCÊ

Imagine que você acordou e todo mundo no mundo todo é igual a você. Não fisicamente. Amanheceu e todo mundo no mundo acordou pensando igual a você e concordando com você. Concordando que sua cor preferida é a mais bonita. Concordando que seu sorvete predileto é o mais gostoso. Concordando que o seu Deus é o mais justo e poderoso do universo.

É o dia em que todo mundo no mundo faz o que você julga necessário, ajuda quem você julga precisar e pune quem você julga merecer. É o dia em que você não precisa fazer força para mobilizar todo mundo no mundo. É o dia em que quem você ama reconhece o tamanho do seu sentimento. É o dia em que o mundo se torna um lugar melhor pra todo mundo no mundo e a noite em que todo mundo no mundo dorme feliz. Todo mundo no mundo menos um homem que não conseguiu dormir direito. Insônia ou algo assim.

Na manhã seguinte, diante do dilema entre tentar descansar um pouco mais ou sair da cama para fazer o que você julga necessário, o homem que não dormiu escolhe dirigir até o trabalho. Antes de chegar ao destino, entretanto, o homem que não dormiu cochila ao volante e ao invadir a calçada mata um menino que brincava na frente de casa. A mãe do menino sabe que precisa seguir em frente e fazer o que você julga necessário, mas está imobilizada pelo choque da notícia da perda do filho. O pai do menino sabe que o seu Deus é o mais justo e poderoso do universo, mas diante da dor infinita da tragédia resolve renunciá-lo – afinal o seu Deus não é maior que sua dor. E o homem que não dormiu, mesmo concordando com você que a vida é uma oportunindade que não se pode desperdiçar, escolhe tirar a própria.

E essas não são as únicas pessoas do mundo que, diante de impasses e dores, e mesmo concordando e pensando igual você, que sua cor preferida é a mais bonita, que seu sorvete predileto é o mais gostoso e que o seu Deus é o mais justo e poderoso do universo, optam por não fazer nesse dia o que você julgava necessário. É um dia diferente. Um dia triste se comparado ao anterior.

Mas um dia em que, embora não pareça, todo mundo no mundo continua igual a você.

 Livro:

POTENCIALIZANDO SUA CRIATIVIDADE 

DOMENICO MASSARETO HUMBERTO E. MASSARETO - DVS 

Potencializando sua criatividade, é um livro para estudantes e profissionais de todas as áreas, e não exclusivamente para estudantes ou profissionais de publicidade e propaganda, como os exemplos apresentados ou a experiência dos autores podem supor, pois propõe modelos de sistematização do processo criativo e formas de aplicação imediata para a solução de problemas.''

SEGREDO DA JUVENTUDE 

Descobri que a idade pesa apenas no espelho.
Decidi quebrar todos eles.
O espelho da dúvida.
O espelho da ansiedade.
O espelho do medo.
O espelho da regra.
O espelho da comparação.
O espelho do pessimismo.
O espelho da falsidade.
O espelho da inveja.
O espelho da mentira.
O espelho do não.

Quebrei todos.
Só não quebrei o de vidro.

Temos que acreditar em algo.


VOE

Nessas horas, não há o que fazer. Você pode soprar, acenar, xingar. Não adianta: a mosca vai mergulhar. Não adianta carteirar sua vivência e dizer que já viu dezenas de moscas morrerem em taças de vinho - isso não vai impedí-la de seguir abaixo. Tampouco adianta convencê-la de que é especial porque nasceu com asas e que pode voar para onde quiser. Ela está decidida.

É mais fácil colocar uma nova ideia numa cabeça do que remover uma ideia antiga.

Menti quando disse que não há o que fazer. Existe algo sim. O único ato legítimo de amor: colocar-se no lugar da mosca. Pousar dentro da taça. Sentir-se inseto. Acredite, não há nada mais humano que se possa fazer.

Do novo ponto de vista você enxergará o oceano tinto refletindo sabores de um espectro superior ao da razão e da experiência. No horizonte haverá uma pessoa olhando diretamente para você. Um olhar incessante de dó. De julgamento. De lamento.

Nessas horas não há o que fazer. Nada vai impedir aquela pessoa de medir o mundo pela própria consciência. Tampouco adianta convencê-la de que é especial porque nasceu com asas e que pode voar para onde quiser. Ela está decidida.

É mais fácil colocar uma nova ideia numa cabeça do que remover uma ideia antiga.

Blog Pessoal: 

Domênico Massareto
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

Um comentário

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.