Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Tatuagens e livros [Ivana Schäfer]

Tatuagens e livros


Ler é viajar no voo da garça e percorrer o mundo na asa do tuiuiú...
Sonhar, imaginar, abrir portas de um mundo sem fim. 
(Ivana Schäfer)

Vocês devem estar pensando que relação pode haver entre livros e tatuagens, eu também me perguntei e olhando algumas páginas na internet, fiquei curiosa. O que leva as pessoas a tatuarem em seus corpos, frases de livros, músicas, filmes ou algum personagem?

Sabemos que ato de ler nos aproxima de um determinado personagem, até nos apaixonamos por ele ou por uma frase que tenha dito, ou ainda, nos apaixonamos pelo livro inteiro, mas daí a tatuar no corpo para eternizar essa leitura, parece coisa de doido.

Existe um livro chamado “The Word Made Flesh: Literary Tattoos from Bookworms Worldwide” de Eva Talmadge e Justin Taylor (A palavra se tornou carne: tatuagens literárias das traças de livros pelo mundo em tradução livre), que reúne uma grande quantidade de tatuagens inspiradas em livros, mas o que leva, mesmo, uma pessoa a fazer uma tatuagem dessas?

Li alguns posts dedicados à inspiração literária, realmente ou sinceramente não achei nenhum motivo para dizer o porquê, na maioria das vezes às pessoas que tatuam é para homenagear algo ou alguém e usam a tatuagem como uma forma de expressão marcando seu corpo com o que acha interessante ou importante.

Na caso especifico dos livros, seria uma maneira de mostrar na pele a sua paixão pelos livros? Afinal têm pessoas que colecionam livros nas estantes, outras adoram cheiros dos livros...

Uma curiosidade que encontrei foram os possíveis significados que remetem a  sabedoria, ao aprendizado e, até mesmo, a religião.

Um livro fechado, por exemplo, pode representar território desconhecido ou um segredo a ser guardado. Um livro aberto, por vezes, pode representar um coração, expondo pensamentos e sentimentos.

Livros também podem ser encontrados em conjunto com outro símbolo de sabedoria: Tatuagens de corujas.

Para eternizar em tatuagem uma frase ou um personagem que marcou sua vida, tem que ter cuidado para não arrepender, pois é para sempre! O processo de remoção, além de caro, é doloroso e deixa marcas e cicatrizes. O que nos fascina hoje, pode ser que amanhã não tenha nenhum significado, perdendo assim o encanto.

Quando se faz uma tatuagem, o mais interessante é a historia que ela conta, isso vale, também, para as tatuagens inspiradas em obras literárias.

Abaixo estão algumas que selecionei, quem sabe os leitores da Revista não se inspirem! 

































Juro que fiquei tentada a fazer uma, tenho três e, é claro, como toda tatuagem, todas tem um significado especial, nunca havia pensado em fazer uma inspirada em livros, música ou personagens. Olhando as tatuagens acima, lembrei de uma frase,  talvez essa seria uma para se pensar...

"Omnia Vincit Amor" ou "Amor Vincit Omnia", é uma frase em latim da autoria de Virgílio, que significa o amor vence tudo, o amor tudo suporta.



 
E vocês também ficaram tentados a fazer uma inspirada em  seu livro favorito? 

Por fim, nunca esqueçam: Somente maiores de 18 anos podem fazer tatuagens.

Fonte: PWxyz - The 5 books that inspire the most tattos.Literaturizei,nomundodoslivros, mundodastatuagens
Imagens: Revista TPM e Tattolit

Ivana Schäfer - Pedagoga com Habilitação em Orientação Educacional, Especialização em Psicopedagogia e Cerimonialista. Sou Cuiabana de "tchapa e  cruz", amo minha terra, meu povo e a nossa cultura. Sou do Mato ....de Mato Grosso. Página na internet:

Nenhum comentário