Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Lançamento do livro "O Suor dos Fortes" [Uili Bergamin]

Lançamento do livro "O Suor dos Fortes"


"O Suor dos Fortes" é meu segundo livro de poemas, 9º livro no total. O primeiro em versos foi "Do Útero do Mundo", lançado em 2007 e que recebeu uma segunda edição em 2010, caso raríssimo na literatura caxiense - esgotar uma edição de livro de poesia. Motivado por esse reconhecimento (o livro ainda foi adotado como leitura complementar por diversas escolas de Caxias e região), resolvi investir um pouco mais na arte poética. Neste segundo livro, compilei versos escritos de 2010 até 2013 e o dividi em seções: uma delas dedicada à cidade de Caxias do Sul, que me acolheu, outra à Cotiporã, onde me criei, além de outra mais, como às bibliotecas, o amor e etc. Também na forma houve uma inovação, pelo menos se comparando com meu livro anterior: enquanto em "Do Útero do Mundo" escrevi poemas densos, filosóficos e existencias, com versos longos e de forma um tanto verborrágica, agora, em "O Suor dos Fortes", trabalhei mais a leveza e a concisão, em poemas curtos, mas não menos contundentes. A obra terá formato Pocket e custará R$14,50. Sai pela Editora Épsilon e inaugura a coleção "Revolução Literária".

'O Suor dos Fortes'. Está MARAVILHOSO! Ótimo mesmo, singelo, simples, poético, conciso, mais lacônico, mais lírico. É um outro lado seu. Eu gostei particularmente [embora tenha gostado de todos] dos poemas dedicados à Biblioteca, pois são grandiosos monumentos de um leitor voraz, expressam fascínio & deslumbramento diante do ato da leitura, fascínio esse que transpira muito bem esse entusiasmo voraz que você tem em relação ao ato de ler, de devorar livros. Gostei de muitos poemas, como por exemplo esse:


mas que mania absurda

de amar somente os seus

                                                       e odiar as outras raças

                                                       os inimigos, os ateus

                                                       quando dentro, nas entranhas

                                                       somos todos bem iguais

                                                       quando antes de crianças

                                                       viemos dos mesmos pais

Wagner Hertzog

Lançamento do livro "O Suor dos Fortes", acontecerá no dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia. O evento será no Aristos London House, do Clube Juvenil, a partir das 20h.


Uili Bergamin- Nasci em Bento Gonçalves e ainda criança mudei-me para Cotiporã. Já adulto, estabeleci-me em Caxias do Sul, onde venci inúmeros prêmios literários, nacionais e internacionais. Sou autor de seis livros: "O Sino do Campanário" (contos), "Cela de Papel" (novela), "Do Útero do Mundo" (poesias), "A Ilha Mágica" (juvenil), "Contos de Amores Vãos" (contos) e "Tetraedro" (crônicas) em parceria com mais três autores caxienses. Também escrevo para a Revista Acontece Sul, onde indico bons livros e colaboro para jornais da região.

Nenhum comentário