Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Exposição artístico-literária “Veias Abertas X2” acontece durante a Flip [Revista Biografia]

Exposição artístico-literária “Veias Abertas X2” acontece durante a Flip

Inspirada na obra literária “As veias abertas de América Latina” de Eduardo Galeano, a exposição de artes visuais “Veias Abertas X2” se apresenta entre os dias 29 de junho e 07 de julho no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Praça da Matriz, Centro Histórico de Paraty. A mostra é uma realização da produtora criativa Forevents.

“As veias abertas da América Latina” narra e evidencia as atitudes abusivas do processo colonizador que, conforme Eduardo Galeano, tem levado a América Latina a permanecer na retaguarda do desenvolvimento econômico e social. O livro, publicado pela primeira vez em 1970, vendeu milhares de exemplares em todo o mundo e foi proibido por sua denúncia clara e direita das ditaduras militares na Argentina, Brasil, Chile e Uruguay.

A exposição retrata 14 reproduções gráficas de dois jovens artistas, um argentino e um brasileiro que, sem se conhecerem, sentiram a injustiça de uma história em comum, ao ler o livro.

O artista argentino Leandro M. Ferrariz e o artista brasileiro Jorge Zugliani conseguem plasmar o humanismo e a solidariedade que emanam da obra literária do Mestre Galeano. Em suas criações, utilizam técnicas mistas em pintura e uso de novas tecnologias em artes digitais. O trabalho de ambos, realizado individualmente, apresenta semelhanças em suas releituras, ao apontar afinidades na percepção, para além de raças, línguas ou fronteiras.

A exposição poderá ser visitada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizado na Praça da Matriz de Paraty, entre os dias 29 de junho e 07 de julho de 2013, das 09h às 22h. A abertura oficial será no dia 29 de julho às 18h.

Como parte integrante do evento, o Cineclube Paraty oferecerá uma programação especial de cinema no mesmo local, com enfoque em temas latino-americanos. As exibições acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de julho, às 19 horas. Em se tratando de uma proposta artística e educativa, a entrada será gratuita, para a exposição e a programação de cinema.
 
O momento de realização desta exposição é encorajador, pois debate a obra literária de Eduardo Galeano, ainda inserida na realidade brasileira atual,  e ocorrerá durante o período da XI Festa Literária Internacional de Paraty, ocasião de grande fluxo e participação do público com inquietações culturais e sociais.

A exposição é uma produção cultural da Forevents, produtora criativa e focada na concepção e execução de projetos artísticos, sociais e corporativos na cidade de Paraty.

O evento é uma iniciativa sem fins lucrativos, viabilizada devido ao empenho de amigos e parceiros, que acreditam na proposta de arte colaborativa, em detrimento do lucro em si. Assim sendo, a produtora agradece aos companheiros Eduardo Galeano, Manel Vidal, Leonardo Eá Apsu, Sol Mítica, Elena Navarro, Elisa Pereira, Joyce Santi, Danilo Medeji, Lila Araújo, George Sander, Galiléia Leão e André Brazzola.

Gratidão e felicitações,
Karma Boada. Curadora independente – Forevents

“La historia es un profeta con la mirada vuelta hacia atrás: por lo que fue, y contra lo que fue, anuncia lo que será.” Eduardo Galeano. 

http://www.paratyonline.com/ 

Revista Biografia

Nenhum comentário