Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

EDWEINE LOUREIRO [Advogado, Professor,Poeta e Escritor Brasileiro]

EDWEINE LOUREIRO é advogado, nascido em Manaus em 20 de Setembro de 1975.

Em 2005,concluiu o Mestrado em Política Internacional pela Universidade de Osaka(Japão).
Como escritor, recebeu o Troféu Lygia Fagundes Telles e a Medalha de Bronze, respectivamente, nos III e IV Concursos Nacionais de Contos de Cordeiro (RJ) – “Troféu Machado de Assis” – em 2008. Recebeu ainda a 1ª Menção Honrosa/ Categoria Crônica no IX Concurso Literário “Prêmio Cleber Onias Guimarães” (SP) em 2009, e foi selecionado no II Concurso “Poetas em Desassossego”, em Portugal. Em dezembro de 2009, recebeu a Medalha de Ouro no I Concurso “F. Luzia Netto”. (SP). 

Em 2010, foi o Vencedor na Categoria Crônica do 6° Desafio dos Escritores, promovido pela Câmara dos Deputados em Brasília. Foi ainda selecionado (representando o Japão) na 1ª Antologia Internacional Indrisos.

Outros Prêmios Literários:

Vencedor do Concurso “Miniconto para Dickens”, entre mais de 450 concorrentes, com o Miniconto Preços – Certame promovido pela L&PM Editores (RS), em Fevereiro de 2012, para celebrar os 200 anos do Nascimento de Charles Dickens: http://www.lpm-blog.com.br/?p=14060
Um dos autores selecionados no II Concurso “Poesia na Biblioteca” (Portugal/2012).
Primeiro Lugar no CONCURSO CRÔNICA E LITERATURA - Uberlândia/MG - Prêmio Ferreira Gullar (Outubro de 2011):
Segundo Lugar no I CONCURSO LITERÁRIO OFICIAL DE NORDESTINA
(Bahia) 
Vencedor do Desafio dos Escritores (Crônica (2010) e Relatórios (2012) – Brasília).
Primeiro Lugar no Concurso F. Luzia Netto (São Paulo, 2009).
Primeiro Lugar no V Concurso Crônica e Literatura (Minas Gerais, 2011).
Um dos poetas brasileiros classificados no Concurso Poesia na Biblioteca (Portugal, 2012).
Em 2012, tornou-se colunista das Revistas Samizdat e Benfazeja, alé de ser, desde 2011, colunista da Revista Alternativa, no Japão.
É membro correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA). Autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Editora Litteris, 2000) e Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores e Agbook, 2011). 
Menção Honrosa no Concurso Internacional “Garzón Céspedes” 2012 (Espanha/ México), categoria de Cuento Hiperbreve a la Fugacidad Narrativa o Hiperhiperbrevedad, com o microconto GARDEL, sendo o único brasileiro selecionado.
Atualmente, vive no Japão. 

E-BOOK COM TEXTO PREMIADO DE EDWEINE LOUREIRO

Disponível o E-book referente ao 1° Concurso Literário do Portal Cranik, no qual tive, com o conto HORA DO EMBARQUE, a felicidade de obter o Terceiro Lugar, entre mais de oitenta concorrentes. Eis o link para a leitura:


Além das diversas antologias de que participa, publicou, solo, os seguintes livros: Sonhador Sim Senhor! (Conjunto de 8 Contos sobre um dia na vida de um escritor – Editora Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Crônicas premiadas no Desafio dos Escritores – publicado pelo Clube de Autores em 2011) e Em Curto Espaço (60 Minicontos, muitos premiados, pela Editora Multifoco, Selo 3x4) .

Livros  publicados 




"Sonhador sim senhor!", uma pequeníssima novela (de apenas 24 páginas, quase beirando o conto).

Foram editados cem exemplares: esta esgotado








Clandestinos e outras crônicas

Seleção de vinte e uma crônicas a respeito da vida, da morte, de alegrias e tristezas, de amores e paixões, fruto de minhas experiências pessoais em dois países (Brasil e Japão). Sobretudo, uma homenagem ao ser humano, o qual, apesar das dificuldades, não desiste de rir nem ...





“Em Curto Espaço” (Editora Multifoco, Selo 3x4), um conjunto de sessenta microcontos, muitos premiados em Concursos Literários. Eis o anúncio do livro, pela 3x4 (também no Facebook):
 
Os melhores microcontos de Edweine Loureiro reunidos para caber em seu bolso. A maioria dos textos recebeu premiação em diversos concursos do gênero. Mais um lançamento do selo 3X4, da Multifoco Editora.

 

Um livro que vem realizar mais um sonho nestes 20 anos de trajetória literária.
O livro estará disponível, para a venda, a partir de Maio, nos sites da 3x4 e da Multifoco:
http://www.editoramultifoco.com.br/tresporquatro/





FEROZ MADRUGADA

Velozes, as luzes
povoam de cruzes
a beira da estrada.


TRAVESSIA

Pingam horas e memórias
pelo caminho do menino.


CAMINHONEIRO

Acelera, ao volante!
E vê, no retrovisor,
a imagem do Amor,
cada vez mais distante...


Ser Simplicíssimo

Ser Simplicíssimo é, antes de tudo, amar. Amar o que se escreve, mesmo não amando o que se escreverá sobre o que será escrito. É ligar o computador e não ligar se o mundo vai desabar, ou se ninguém vai ligar. É escrever bobagem séria e seriedade boba. É sentar-se em frente à tela e descobrir que não se tem nada para escrever naquele dia. E ainda assim escrever. Ser Simplicíssimo é, antes de tudo, amar. Amar o que se escreve, mesmo não amando o que se escreverá sobre o que será escrito. É ligar o computador e não ligar se o mundo vai desabar, ou se ninguém vai ligar. É escrever bobagem séria e seriedade boba. É sentar-se em frente à tela e descobrir que não se tem nada para escrever naquele dia. E ainda assim escrever. É falar cobras e lagartos do texto de outros (e na cara-de-pau esperar somente flores para o seu). É não se preocupar com estilo, gramática, mas simplicissimamente com o prazer de escrever. É interagir com um mundo que gira em torno de uma girafa. É bater boca com o editor. É elogiar o editor. É bater boca de novo, só para evitar um texto meia-boca. É sonhar. É acordar. É sonhar acordado. É descobrir um dia que o sonho acabou. É recusar-se a aceitar o fim. É ter esperança. De que no dia seguinte à tempestade voltaremos, todos juntos, a sonhar…



EDWEINE LOUREIRO
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

14 comentários

edweinels disse...

Meu muito obrigado a Revista Biografia, em especial a escritora Ivana Schafer, por esta maravilhosa oportunidade de divulgacao de meu trabalho. Saudacoes poeticas e um maravilhoso 2013, repleto de Saude, Paz e Poesia. Saudacoes Literarias, queridos amigos. Edweine Loureiro

Jane Eyre Uchôa disse...

É Edweine vc retratou bem o que é ser simplicissimo e o que é escrever, este vício inebriante que nos toma de assalto de um momento para outro e tudo vira texto, vira crônica, poesia, conto e até piada. Amei seu trabalho e apresentação, amei também saber que vc é daqui de minha querida Manaus, abençoada, quente e fértil de escritores. Parabéns, vou acessar seu link. Prazer te conhecer. bjs

Elisabeth Lorena Alves disse...

Seja bem-vindo Edweine Loureiro.
Amei seu texto sobre a escrita. Me reconheci de pronto!
Quantas vezes sento em frente ao PC e me pergunto onde foi parar a capacidade de digitar até, perco a noção, não sei escrever nada, mas logo depois eis-me aqui com um texto gigante, bem diferente do que estava pensando. Também falo horrores dos textos alheios, mas amo os comentários elogiosos e prefiro-os sempre.
Nem me venham dizer que precisamos de críticas construtivas, quero memso muitos elogios e que venham de todas as partes.
Parabéns!

Elisabeth Lorena Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edweinels disse...

Obrigado, queridas Jane e Elisabeth. Que maravilha entrar em contato com tantos maravilhosos escritores - inclusive, Jane, de minha querida Manaus, berco agora tao distante. Prazer tambem em conhece-las. Obrigado, amigas escritoras, pelo incentivo. Tao bom sabermos que nao estamos sos nesta luta diaria com as palavras. Abracos deste amigo no Japao. Edweine

geraldo trombin disse...

muita história pra contar: em verso ou prosa... Esse é o Edweine, grande homem das letras... Parabéns por conquistar cada vez mais espaço.

Abração

edweinels disse...

Obrigado, Geraldo: irmao de letras de longas datas. Sempre apoiando este amigo, em todos os momentos. Obrigado, querido PoetAmigo.

Anônimo disse...

Obrigado,obrigado meu amigo!!!Pessoas como voce merecem respeito,honra e muito valor pela sua dedicação!!!PARABÉNS!!!

RUY MATOS disse...

Parabéns, nobre confrade LOUREIRO.

Pastor RUY MATOS
ACADEMIA DE LETRAS EM NORDESTINA
PRESIDENTE

Aparições Literárias - André Miranda disse...

Versátil Edweine, gabaritado desde a essência. Parafraseando-lhe: Que a Noite Suja de um outro verdadeiro teatro maldito, acossador, censurador e usurpador, perca espaço no palco gritante do salve Brasil...

Amanda Reznor disse...

Fantástico!!! Parabéns, querido Edweine!!!

Bjs da sua amiga agora e sempre,
Mandinha

Nathalia Wigg disse...

Que lindo, amigo! Parabéns!!! Você que é o rei das palavras. :)

Dill Ferreira disse...

Que alegria para nós Brasileiros termos um representante tão competente e iluminado do outro lado do mundo.
Parabéns e sucesso!

edweinels disse...

Obrigado, amigos, por todo este carinho. Voces sao maravilhosos. Saudacoes poeticas deste amigo no Japao. Edweine