Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

As quatro estações amazonenses: Verão, quentura, calor e mormaço [Jane Uchôa]



As quatro estações amazonenses: Verão, quentura, calor e mormaço.
- Inverno!!! Quanto tempo! Ainda bem que chegastes. Um pouco atrasado, mas viestes nos visitar. Ah! Entra, senta, toma um cafezinho quente conosco, sei que vens de uma longa caminhada anunciado pela tua prima distante Sandy que deu um grito lá dos EUA dizendo que estavas a caminho e levou nossos telhados, árvores, outdoors, abriu crateras e desabrigou pessoas.
Chegastes 11 dias atrasado, mas tua presença se faz necessária entre nós. Nem te conto que estava ficando insuportável viver por aqui nesta terrinha quente. Ontem percebi, ao passar roupa, que a quantidade de peças daria para usar duas semanas, é impossível usar uma camisa, ou um vestido o dia inteiro, calça jeans nem pensar!
E viestes para refrescar nossos dias, mas te peço sejas cauteloso com os nossos bueiros mal cuidados, que fales para teu amigo vento que seja mais piedoso com nossos telhados que ressecam com o calor e se soltam com muita facilidade. Não precisa ser tão intenso para mostrares tua força por que precisamos nos deslocar em carros e nem todos são tão prudentes ou respeitam que dirigir na chuva exige mais habilidade e mais reflexos. Visibilidade ruim e pista molhada são risco alto para acidentes e o SAMU, os bombeiros, muitas vezes, precisam resgatar pessoas embaixo de tuas águas, no escuro e algum precipício.
Mas não te acanhes, entre, fique e boa estada durante teu tempo conosco, só te peço ainda que tenhas compaixão dos ribeirinhos, dos favelados e de quem mora em lugares ermos, eles são pessoas como nós, mas que tiveram pouca oportunidade para viver em um lugar melhor.
Hoje o dia amanheceu chuvoso, desde as quatro horas da madrugada que chove muito, a cidade deve estar alagada, muitos danos a muitas pessoas, a defesa civil, o SAMU e os bombeiros devem estar trabalhando feito loucos. O inverno chegou 11 dias atrasado, estas chuvas geralmente começam dia 01 de novembro, estava ficando muito difícil viver aqui nesse calor intenso.
Passarei o dia estudando com o Eddye que acordou as 06h30min tomou banho, café e quando acordei as sete e meia já estava estudando há muito tempo no nosso sofá. Amanhã será a prova do SIS/UEA, estamos na reta final, hoje estudaremos Filosofia e filosofaremos o dia inteiro.
Um bom dia a todos, sei que pra muitos a chuva significa dormir até mais tarde enrolado em um edredom, mas para outros significa estar no meio da rua molhado sem ter para onde ir por que as águas levaram sua casa e suas coisas. Enquanto uns brigam por que a internet fica com o sinal ruim, outros brigam por um lugar, sabe Deus onde, para passar a noite.
Estou indo, vou encontrar com a turma da filosofia agora.
Jane Uchôa.

Este texto acima eu escrevi no dia 11/11/12 quando o inverno chegou. Perceba minha alegria ao saber que está chovendo, mas ao mesmo tempo a preocupação com quem está trabalhando ou possivelmente desabrigado. Ficamos assim, alegres e tristes!
Nos últimos anos, mas precisamente nos últimos dez anos, o clima, ou melhor, o tempo mudou bastante em Manaus, o que esperávamos nem sempre tínhamos, como por exemplo, o começo das chuvas, a intensidade do calor, o período de estiagem e a cheia do rio, estes fenômenos que costumavam ter uma sequência e datas, de repente, mudaram.
O ano passado (2012) foi muito quente, absurdamente quente, com temperaturas em torno de 40 a 45 graus ressaltando que nosso clima é quente e úmido (chega a 90% umidade). Um índice muito alto, porém muito típico do clima equatorial, quanto mais elevada à temperatura, maior o índice de umidade do ar e maior o índice de doenças respiratórias como asma, bronquite, pneumonias e viroses, isso em todo o Estado, em especial entre as crianças. Meu marido costuma dizer que aqui em Manaus temos quatro estações: verão/quentura/calor/mormaço. Assim, com muito bom humor, bem típicos de nós amazonenses que vivemos nesta terra escaldante, inverno para nós significa mais chuva, primavera e outono só conhecemos pela TV quando falam em moda primavera-verão/outono-inverno. Entendemos mesmo é de calor.
Terra quente tem suas peculiaridades, como por exemplo : você pode comprar água e refrigerante no sinal de trânsito sem ser assaltado pelo vendedor, pelo menos aqui não. Você tem que trocar o limpador de para-brisas no mínimo de três em três meses, por que ele resseca com o calor. Não podemos deixar comida fora da geladeira por muito tempo por que estraga mais rápido. Precisamos limpar ventiladores e filtros de ar condicionado semanalmente. Não se pode limpar casa sem produtos bactericidas e anti fúngicos por que a umidade é enorme e a colônia de fungos se propaga facilmente. Água obrigatoriamente precisa ser gelada por que se não for, não mata a sede e, em compensação, acaba com sua garganta, principalmente se você estiver resfriado. Nem pensar em guardar bolsas e sapatos por muito tempo, a umidade acaba com tudo. As mulheres não podem usar calça jeans ou peças íntimas de lycra por muito tempo por causa dos fungos. A casa precisa ser arejada todos os dias, o índice de paredes mofadas é altíssimo. Enfim é uma série de coisas que acontecem e precisam ser feitas para conseguirmos viver neste inferno verde.
A cidade é conhecida pelo seu calor/clima e calor humano, amazonense é extremamente caloroso, e ao chegar no aeroporto você já sente o drama que vai enfrentar. Portanto se vier para cá esqueça seus ternos, camisas de punho, blazeres, tailleurs, calça comprida (para as mulheres), camisas escuras e meias. Pois não há condições de trafegar com estas roupas por aqui, nem sonhando. A não ser que você se enfurne num carro com ar condicionado e corra para dentro de um lugar refrigerado, mas se quiser, de fato, andar nas ruas de Manaus, com certeza não vai aguentar muito tempo porque nem nós aqui conseguimos e vivemos há anos neste lugar escaldante.
Para entender de onde vem tanto calor preciso explicar umas coisinhas antes de achar que um dia isso vai mudar, como aquela história de que o “sertão vai virar mar”. Não, nunca mudará, a cidade tem um estilo,  “Ama-me, ou deixe-me”.
Em nosso país o clima predominante é o tropical, mas no Amazonas é diferente, nosso clima é equatorial, estamos nas proximidades da linha do Equador e, é esta linha que faz com que tenhamos altos índices pluviométricos (chuvas 3.500 a 6.000 mm/ano) e altas temperaturas (entre 21 e 42 graus), com uma média anual de 28 graus. A linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios: Hemisfério sul, meridional ou austral. Hemisfério norte, setentrional ou boreal que é o nosso.

O nome dado a distância de qualquer ponto do planeta em relação a linha do Equador denomina-se latitude , como a terra é iluminada pelo sol em diversas inclinações quanto mais longe da linha do Equador menor incidência dos raios solares e mais frio será, quanto mais perto mais calor faz. Como estamos localizados na região setentrional da linha do Equador, logo o calor característico, típico do clima equatorial, se faz muito presente na capital Manauara.
Claro que este binômio de chuva e calor se comunicam entre si, quanto mais quente mais evapora e, quanto mais evapora, mais chuvas, é o ciclo da água tão bem observado em nossa terra. Portanto, nunca foi e nunca será frio por aqui, poderá ser mais quente se não pararem de desmatar a floresta. E por falar em desmatar em 2010 e em 2012 tivemos uma novidade na terra do sol e que deram nome de “tornadinho”, mas que fez um estrago bem grande. Em razão de desmatamentos, poucas chuvas, poluição provocada por queimadas, temperaturas altas e ventos úmidos, nossa cidade foi visitada por este “serzinho” que ainda trouxe chuva de granizo, imagine chover gelo aqui? Relâmpagos e tudo isso fez um apagão na cidade que durou horas, levou telhados, derrubou árvores, outdoors, postes e desabrigou pessoas, foi um rastro de destruição, o serviço de meteorologia do SIPAM registrou ventos de 87 km/h isso aconteceu 15/09/12, o segundo aconteceu dia 18/09/12 e eram só dois “tornadinhos”.
Outro evento que marca o aumento da temperatura é o aparecimento das “ilhas de calor”. Manaus cresceu muito verticalmente nos últimos vinte anos e isso concorre para o aumento do calor. Segundo Luís Cândido, professor, pesquisador e coordenador dos estudos de Clima e Recursos Hídricos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), “as “ilhas de calor” resultam da urbanização de grandes cidades, o fenômeno é um efeito combinado de fatores como alta densidade demográfica, poluição, poucas chuvas e nuvens, além da maior incidência da radiação solar”. Explicou também que pesquisas do Instituto já apontaram para o aumento gradativo da temperatura na bacia do Rio Negro, que inclui a área próxima a Manaus. O estudo dividiu o século 21 em três blocos de 30 anos – até 2090. A previsão para as três primeiras décadas é de aquecimento atmosférico de 0,3ºC. De acordo com o pesquisador, esse aumento da temperatura já é algo irreversível, independente de mudanças imediatas da emissão de gases causadores do efeito estufa. Até o fim do século, o aquecimento pode ser de até 2ºC ou 3ºC, o que pode acentuar ainda mais os efeitos das ilhas de calor. Essas informações estão disponíveis em: http://portalamazonia.globo.com/newstructure/view/scripts/noticias/noticia.php?id=117568
Quando estive em São Paulo e via o dia começar cinza eu pensava: “Vai chover”, mas ao falar a uma amiga, cuja casa eu estava hospedada, ela me dizia que não, era normal. Mas aqui se o céu estiver cinza pode tirar a roupa do varal que vem chuva. Se estiver fazendo um sol quente (olha a redundância), mas com um calor estranho, aquele calor insuportável mesmo, chamamos de “sol de chuva”, pode esperar que mais tarde a água desaba.
Também se fizer uma lua linda à noite sem nuvens, com todas aquelas estrelas maravilhosas para quem gosta de fazer poesia olhando pra cima, pode contar que no outro dia o sol é de rachar. Mas se ao redor da lua tiver um enorme círculo, aí prepare o guarda-chuva e a capa de chuva por que vai ser um “pau d’água mais doido do mundo!”
Água gelada, gelo, cerveja, suco, refrigerante, tudo é válido para matar a sede, mas tomar banho de piscina deve ser o ideal para se refrescar, certo? Erradíssimo! Faço hidroginástica em uma academia e existem dias que o calor é insuportável dentro da piscina, se mergulhar vai parecer que está mergulhando numa panela de água quente, temos a impressão que estamos suando dentro da água em razão do sol e de estarmos em movimento.
E você já viu um banheiro com ar condicionado? Pois aqui tem. Nas academias, nos vestiários de empresas, por que é impossível tomar banho e sair sem suar de dentro de um lugar destes. E pode tomar banho de água quente com o ar ligado que você não vai ficar ’torto’ com certeza, pois aqui é a coisa mais comum.
Aí vem aquela famosa pergunta:
- Se é tão quente por que tomar banho com água quente?
O grande conflito de temperaturas que temos é justamente este. Se vivemos a vida inteira com 35, 40 graus, quando chega em 30 já começa a dar frio, se baixa pra 25 então... uma boa ducha de água quente é bem vinda, mas se chega em 17 que é a média dos condicionadores de ar então você verá amazonense com dois edredons, pijama, meias... tudo por causa dessa mudança brusca de temperatura. Assim como quem vem de um lugar frio sofre rápido com o nosso calor, mesmo quando dizemos que não está quente, somos nós com o frio. Eu descobri que frio incomoda tanto quanto calor, quando estive no sul e fazia oito graus, eu queria dormir e não conseguia, meus pés estavam congelados.
Fico pensando na copa do mundo... jogar durante o dia no mês de julho? Ah coitados! Apesar de que já decidiram agendar os jogos para mais tarde, mesmo assim o calor apenas diminui, não passa. Como diz a piada amazonense: “Urubu aqui voa com uma asa e se abana com a outra!”. Sem esquecer de mencionar que a Bacia Amazônica é um dos lugares mais chuvosos do planeta. Com médias de 2000 mm/ano podendo chegar até 10.000 mm em alguns lugares. A partir de dezembro as chuvas são intensas e podem subir em até 18 metros o que caracteriza algumas cheias famosas como a de 2012, mais recente e que inunda o centro da cidade. Chovendo muito durante seis meses significa que a maior parte do tempo a floresta fica inundada, são 700.000 km quadrados de floresta submersa, a maior do mundo. Que coisa hilária, com tanta água e a gente morre de calor!
Com a “quentura” o comércio é intenso em artigos de praia, embora não tenhamos quase praias a não ser a Ponta negra e algumas afastadas como a Praia Dourada e a Praia da lua, e outras que só se tem acessos por barcos, temos muito mesmo é igarapé, balneários com piscinas, clubes. A venda de bebidas geladas também é grande, consumo de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, exaustores e manutenção destes. Bloqueadores, protetores solar, bronzeadores, guarda-chuva (que na verdade guarda o sol) bonés, também possuem um índice de venda alto . Desodorantes, shampoos, condicionadores, creme para cabelo também são muito vendáveis, impossível passar mais de dois dias sem lavar o cabelo, além de suar, o sol castiga e o ar condicionado acaba com o resto, se não souber tratar fica com cabelo de bruxa. O consumo de energia também é grande, se gasta muito com máquina de lavar roupa, ar condicionado, ventilador, ferro... enfim, o calor faz parte da economia da cidade sempre.
Quem é dona de casa sabe que se lavar roupa a noite e estender, de manhã estará seca, com exceção de jeans ou edredons. O calor a noite é tão intenso quanto o do dia. E calor não significa sol à mostra no céu, temos o mormaço, uma espécie de sol invisível que apenas sentimos e que, para quem gosta de se bronzear, é uma boa opção, pois é menos quente que o sol rotineiro.
Existem mil particularidades em relação ao calor, poderia escrever um livro somente sobre o clima, mas a coisa mais intrigante que acontece aqui em relação ao tempo e roupa para enxugar, é quando as estendo no varal de dia. Começo pelos pijamas, camisolas de seda e calções de tactel, em seguida vou colocando as roupas mais pesadas. São quatro varais. Quando termino volto ao primeiro para recolher os pijamas e calções que... já secaram!
Tá pra ti maninho?!
Clique no link abaixo e assista: 

Linha do Equador faz com que Amazônia seja quente e úmida. As chuvas, abundantes, podem durar até seis meses. Em alguns lugares específicos fazem o nível das águas subir em até 15 metros.

Vídeo sobre Ilhas de Calor



Jane Uchôa. Paraense de nascimento, amazonense de coração. Acadêmica de enfermagem, Técnica de enfermagem, socorrista do SAMU, poeta e escritora.


13 comentários

Elisabeth Lorena Alves disse...

Parabéns mais uma vez amiga.
Um texto informativo muito divertido. Amei mesmo.
Ri das temperaturas ''a lá'' Rogério, que acabou dando nome ao texto.
Como paulista em Manaus sou obrigada concordar contigo, o calor daqui é imenso, mas a cidade, carinhosa e aconchegante, cativa quem chega.
Vou falar algo aqui, as pessoas comem o jaraqui é de propósito, para não sair daqui...
Para mim seu texto foi de uma importância incrível, pois não apresenta apenas o clima local, mas dá uma aula sobre o clima equatorial sem ser cansativo.
Se um dia eu voltar a dar aula no Projeto Cultural vou usar seus textos aqui da Biografia para apresentar aos alunos este Estado maravilhoso.
Quem dera todos os livros de Geografia e História fossem tão humorados em apresentar fatos. tenho certeza que estas matérias seriam melhor apreendidas e mais amadas.
Valeu a aula.
Beijos

Jane Eyre Uchôa disse...

É Elisabeth a coisa é feia por aqui! E hoje vc viu o resultado do inverno nas paredes e móveis, tudo molhado! rs, a faxina fica mais trabalhosa e a briga com o varal é intensa também. E assim caminha a vida no Amazonas... Obrigada pelo visita bjs

edweinels disse...

Muito bom o seu texto, Jane: esclarecedor sobre o clima da regiao, e o mais importante: com uma bela pitada de humor, que nao deve faltar a escrita. Matou a saudade deste amazonense ha tantos anos longe da terra natal. Saudacoes literarias.

Anônimo disse...

ler este texto me fez arder de calorr....Menina tu tens o dom de escrever!!! Consegues em um só texto fazer riro mesmo tempo ensinar sobre geografia..climatologia.. enfim...dá-nos um banho de cultura gera. Aol utilizar -se de palavras leves descreves para o leitor a saga de residir nestas plagas calientes de maneira divertida e informativa. Eu, amei e soprei muitooooooooooo.... rsssss... Obrigas por partilhar comigo os teus escritos. Muito bom. Parabéns querida.LIVETE BRITO

Jane Eyre Uchôa disse...

Obrigada Edweine pela visita, sempre coloco humor nos meus textos, como dizem meus amigos"ëu sou uma piada ambulante"!kkkkkkk e cá pra nós enfrentar este calor só com muito bom humor mesmo. Tenho curiosidade de saber como é viver as quatro estações, já que a nossa é "chover ou não chover" rsrs. bjsss

Onã Silva disse...

Jane Eyre destaco também o humor que está impregnado no seu texto. O humor permitiu "visualizar" esta terra de quatro estações próprias (verão,quentura,calor e mormaço)e fiquei imaginando todas as cenas possíveis que vocês vivenciam e o turista também. Seu texto me preparou previamente pois quando chegar no cenário amazonense (para comer o jaraqui preparado/prometido por você) já sei que serei "fritada" se aparecer de botas, roupas escuras, blazers e similares (rsrs). Terra das quatro estações - Verão, quentura, calor e mormaço - quero poetar sobre as suas riquezas. Um dia apareço por ai.

Rogério Camurça disse...

Divertido, instrutivo e sagaz. Este é o resumo deste belo texto Jane. Pela peculiaridade do nosso clima, devemos combater o calor com cerveja pilsen; o verão com cerveja light; a quentura com chope e o mormaço com drinque de frutas.

ELÓI ALVES disse...

Excelente, adorei, JAne; gosto, instrutivo...um guia pra os visitantes rsrsr; aqi em sampa anda muito quente tb, mas quente aqui é pelos 30 e pouco...;bjos, querida amiga!

Jane Eyre Uchôa disse...

Obrigada pela visita Onã Silva e venha logo pra gente comer o jaraqui e dar uma volta na Ponta Negra, sinta o calor de Manaus, é inesquecível!! Rogério inspirador do título rsrs, só nós sabemos o que é desfrutar de uma cerveja geladissima "canela de pedreiro""!kkkkkkkkkk. Obrigada pela visita Elói, lembra que 30 graus está começando a ficar frio rsrs.

Ivone disse...

Amei ler aqui, meu filho é funcionário da Petrobrás e foi morar em Manaus com a família, vai fazer três anos em outubro, eles moram em Ponta Negra, pertinho da famosa praia e já fui aí três vezes, adorei!
Moro em São Paulo Capital, aqui é clima temperado, chove, faz frio e calor, tudo no mesmo dia, mas nunca se compara ao calor que tem aí!
Já fui no "inverno" e no "verão", vi o rio Negro cheio e também com águas baixas, amei ir ao passeio pelo rio até as aldeias indígenas.
Achei esse seu blog por eu estar interessada em conhecer melhor esse lugar, aqui tive uma boa ideia, mas eu romanceava, nunca pensei nas inconveniências!
Mas lhe digo, meu filho, nora e um casal de netos estão adorando morar aí!
Deixo aqui abraços apertados!

Unknown disse...

Olá Sra. Ivone, espero que esteja muito bem.
Por favor, me conte mais sobre como a mudança de seu filho, com a família para Manaus.
Meu marido e eu, temos dois filhos pequenos e estamos estudando sobre a possibilidade de nos mudarmos do interior de SP, para Manaus.
Abraços!

Unknown disse...

Nunca,mas nunca que Manaus passou de 38,6 ºC.Esses termômetros que ficam no meio fio, exposto direto de radiação solar e dentro de uma caixa preta, nunca que vai medir corretamente.

Unknown disse...

Nunca,mas nunca que Manaus passou de 38,6 ºC.Esses termômetros que ficam no meio fio, exposto direto de radiação solar e dentro de uma caixa preta, nunca que vai medir corretamente.