Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A Página Seguinte [Luciene Freitas]



A Página Seguinte
Á frente da casa a confraternização, nos jardins, a suave música de uma harpa acentuava a sensibilidade da época natalina. Nada faltava no cardápio, a mesa decorada com frutas e flores, uma beleza.
Uma mulher caminhava por entre os convidados observando cada rosto, com discrição. Repassava, na mente, uma festa familiar em outra versão. Faltavam elementos essenciais a sua vivencia. Os olhos marejados expressavam o que a boca não conseguia dizer. Continuou por entre os convidados, desta feita de cabeça baixa.
Abria-se a página de um livro, de cores fortes, por demais realista. Poderia rever outras páginas passadas e pesadas, carregadas de lembranças, de ausências, de saudades. 
E eis que chega a culminância da festa, todos se aproximam da mesa com pratos para se servirem, menos ela. Afastada, retraia-se mais, queria ter o poder da invisibilidade. Queria safar-se dali, era figura de uma outra história. Quando alguém lhe entregou um prato, as lágrimas já eram visíveis.
Tentou se aproximar da mesa, as conversas soavam nos seus ouvidos. O bacalhau com grão-de-bico, pernil, arroz, frutas cristalizadas, o peru, a farofa.
Uma cena repetida, porém os convidados não tinham os mesmos rostos que costumava ver. Lembrou o momento em que fatiava o peru, retirava a farofa do papo e servia as suas crianças. Era um alvoroço, gostavam mais da farofa do que da carne.
Não pode controlar os soluços. Afastou-se para um recanto do jardim, mal enxergava as pessoas. Estavam inundadas por um mar de lágrimas. Naquele momento lhe chegaram Glória e Leny, falaram doces palavras, inesquecível apoio. Foram esteios naquele momento de dor.
Ela não teve condições de servir-se. Naquela hora caia uma ficha muito pesada no jogo da sua vida. A página estava sendo virada, com dificuldade, para uma nova etapa. Cabia a ela decidir os motivos das páginas seguintes. Transformar os Natais futuros ou a cada ano derramar-se em lágrimas. Nada seria do jeito que já foi.

   
Luciene Freitas - Prêmio Vânia Souto Carvalho de Ficção, pela Academia Pernambucana de Letras, em 2009. É pernambucana e tem publicados os seguintes livros: Explosão (poesias); A Dança da Vida (parábolas e contos); Mil Flores (poesias). Encenado no Teatro do SESC em 2004; O Sorriso e o Olhar (parábolas, contos e crônicas); Meu Caminho, textos para reflexão; Uma Guerreira no Tempo, (pesquisa). O resgate de uma época – 1903-1950; a vida e a obra da escritora Martha de Hollanda, primeira eleitora pernambucana. Premiado pela Academia Pernambucana de Letras, em janeiro de 2005; Viagem dos Saltimbancos Escritores pelos Recantos do Nordeste, (cordel); Mergulho Profundo, 264 pensamentos filosóficos; Brincando Só e Brincando de Faz de Conta, Vol. I e II da série No Ritmo da Rima; O Espelho do Tempo, romance de pura emoção; Sob a Ótica das Meninas, 42 contos de um tempo determinado.
Tem trabalhos publicados em jornais e revistas do Brasil, Portugal e Argentina. Participações em várias antologias. Conta com alguns prêmios literários. Pertence ao quadro de sócios da União Brasileira de Escritores (UBE– PE); União Brasileira de Trovadores (UBT– PE); Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, Vitória – PE; Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE); Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciências da Vitória de Santo Antão; Grupo Literário Celina de Holanda. Membro correspondente da Academia Irajaense de Letras e Artes (AILA) Irajá / RJ e Academia de Letras de Itapoá / SC.

Nenhum comentário