Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Clevane Pessoa - [Poeta Brasileira]

Clevane Pessoa de Araújo Lopes, potiguar, radicada em Minas Gerais desde a infância, trabalhou ativamente na imprensa de Juiz de Fora-Mg, nos Anos de Chumbo, mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, na Gazeta Comercial. Radicou-se Belo Horizonte ao se casar com o engenheiro civil Eduardo Lopes da silva,que então trabalhava na via expressa em viadutos e passarelas.Tendo iniciado Psicologia no CES (Centro de Ensino Superior)de Juiz de Fora,então formou-se na FUMEC desta capital.Acompanhou o marido a S.Luiz, Maranhão, S.Paulo, capital e depois a Belém, no Pará.Retornou a Belo Horizonte em 1990.Como funcionária do antigo INAMPS, exerceu um trabalho dedicado em prol dos menosvalidos e criou, por onde passou, o atendimento integral à mulher, criança ,adolescente ,idosos e família.

Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda Urgente,entre outros, como A Voz de Rio Branco, de Visconde de Rio Branco, MG, onde mantinha “A Voz da Mulher”.Escreveu na revista "o Lince" e em outras. Atualmente, é psicóloga, ilustradora,palestrista e oficineira de Poesia e Conto. Tem quatro livros de poesias publicados(Sombras Feitas de Luz , Asas de Água Plurarts), "A Indiazinha e o Natal", Edições Haruko e "Partes de Mim",R & S Gráfica e Editora.) seu novo livro se Mulheres de Sal, Água e Afins,publicado pela Urbana Editora, RJ/Libergráfica BH.),reúne contos com protagonismo feminino).Possui capítulos em co-autoria ( Homossexualidade e sexualidade do Adolescente,no compêndio "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais", Edit Arte Med(RS).

É consultora de teatro, revisora de textos, roteirista de peças teatrais.

Neste ano de 2007, completa 50 anos de Poesia, pois começou a escrever e fazer saraus aos dez .Foi, pela” excelência da obra”, agraciada com o título de” Poeta Honoris Causa, do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países lusófonos .O título foi concedido por sua Presidenta , a poeta Silvia de Araújo Motta e entregue por Conceição Piló (curadora do Palácio da Liberdade ,nesta capital e diretora, em MG, da IWA), no evento “Poesia é Ouro”, em sua homenagem, que aconteceu no Centro de Cultura Belo Horizonte Março/2007).

Também neste ano, recebeu o título de Cônsul Zona Central de Belo Horizonte,da entidade Internacional “ Poetas del Mundo”.Pertence à REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, é patrono da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, pertence à Academia Virtual Brasileira de Letras .

Ilustrou e fez a divulgação de "Estalo, a revista", onde escrevia .Ilustreou ainda o espetáculo “Completa Ceia", de poesia erótica, "Brincandoi de representar', de Virgilene Araújo e outros..

Participa de recitais,saraus com leituras e performances,de textos. Humanista, sempre lutou pela criança, família, mulher e adolescentes, sendo pioneira nas ações brasileiras pelo atendimento integral, multidisciplinar à criança e à adolescência.Pelo Ministério da Saúde, ministrou oficinas em vários Estados brasileiros, quando trabalhava no Hospital Júlia Kubitscheck,no Barreiro de Cima., onde coordenou e criou a Casa da Criança e do Adolescente, com equipe multidisciplinar.A pedido do MS, organizou no HJK, o I Seminário Brasileiro de Saúde reprodutiva e Sexualidade na Adolescência.

Possui dezenove e-books,quatro dos quais,infantis,um de memórias,um ensaio,os demais de poesias,gêneros vários.

Possui uma antologia poética em www.direitoepoesia.com e participa de várias coletâneas virtuais.

Seus textos e poesias estão hospedados em revistas e jornais brasileiros e no Exterior.As páginas mais recentes foram o mini-conto "O Gato", na revista internacional ABRACE (Uruguay- Brasil) e o artigo "A Casta da Dança", no Caderno de Dança 2, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora,em Portugal. Colabora e é colunista muitos sites, inclusive possui uma escrivaninha em www.recantodasletras.com, onde disponibiliza seus textos.Seu site pessoal é http://www.clevanepessoa.net.blog.php

Luta pelos Direitos Autorais, pela propriedade imaterial, pelas minorias carentes e, sobretudo, pela PAZ em todos os níveis.É dama da Seerníssima ordem da Lyra de Bronze, delegada de “A palavra do Século XXI.

Gravou 48 horas de vídeos para o Projeto educativo” Saúde, Vida , Alegria, CECIP /Kellog”,sendo responsável por Metodologia Participativa e pelas oficinas com adolescentes de várias classes sociais, institucionalizados, feirantes, mães –meninas, moradores de favelas,classe A etc.

Participa de mais de oitenta antologias, por mérito em concursos ou por cooperativismo entre escritores e editoras.No início de 2007, duas mais recentes são Letras de Babel e CuentoGotas, da editora ABRACE, lançadas no VIII ENCONTRO INTERNACIONAL ABRACE (março 2007), em Montevidéu (UY), onde esteve com Ricardo Evangelista e Sueli Silva com o espetáculo “Poetas Quae será Tamen", no qual apresentou, com os artistas, a performance “Predição”.Depois , em Roda ao Mundo 2007, Poetas do Barsil,-Antologia do Proyecto Sur (RS)-neste ano de 2009,participa das antologias aBeace, inclusive a comemorativa dos dez anos desse Movimento Cultural, tendo recebido o troféu aBrace ( pelo ano de 2008), por sua atuação pela cultura e modus vivendi.

Em 2007, comparece com vinte e cinco desenhos no "Livro dos Artistas", projeto de Regina Mello, chamado ORIGINAL . Em 2009, realiza a mostra "Graal Feminino Plural", de desenhos e poemas, atualmente em circuito pelos Centros Culturais de Belo Horizonte.

Premiada no Brasil e no Exterior em versos e prosa.Entre os muitos prêmios, destacam-se: primeiro lugar de Crônica, Troféu Dormevilly Nóbrega ; Primeiro Lugar de Conto Livre, prêmio Ex-Aeqüo, no ALGARVE, em Portugal, XXIII Jogos Florais.Em 2009, teve o poema "O Chão da Nossa terra" classificado em primeiro lugar no FESTINVERNO (Ouro Preto, Mariana).
Em 2009, tomou posse na ALB,Mariana, na qualidade de acadêmcia fundadora, Cadeira 11, Laís Corrêa de Araújo,, quando recebeu o título de Filósofa Imortal, Doutora Honoris Causa, PH.I, pela ALB/CONALB.
Também tomará posse na cadeira n.5, Cecília Meirelles, na AFEMIL, (Academia Feminina de Letras-belo Horizonte, MG), para a qual foi votada em novembro de 2008.E foi convidada a integras a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, de Natal/RN.
Em 2009, lançou Olhares, Teares Saberes, pela Edit.Popular, de S.Luiz, Maranhão, que será apresentado na Bienal do rio.Também lançará O Sono das fadas (já em e-book), nesse evento, para crianças de todas as idades.
Vem participando de Poetas do Brasil e neste ano, inaugura-se no Poeta Mostra a Tua Cara, do Proyecto Sur.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes/2007


Contatos:


Sites e blogs:

1)Pessoais:
br.geocities.com/clevanedeasas
paginas.terra.com.br/arte/asasdeagua

2)Subsites em outros sites:

a)Jornal de poesias(de Soares Feitosa):
infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?...

b)Palavreiros:

palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html
palavreiros.hpg.ig.com.br/cantinhodopoetaclevanepessoa_finalidades.htm

c)Direito e poesia:

infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?

d)Recanto das Letras:


e)Garganta da Serpente(poesias,crônicas,contos)



f)REBRA:


g)www.geocities.com/wellesley/garden/4322/autoras/922port.html   - Buscar somente neste site - Salvar


3)e-books e antologias virtuais:


4)textos em prosa e verso em:

palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html
cartasquenuncachegaram.ifrance.com/ciranda/paz/paz.htm
kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=168&rv=cigarra
pjsgarbi.blog.uol.com.br/arch2004-01-01_2004-01-31.html
diariogeral.zip.net/arch2005-10-23_2005-10-29.html
www.kakinet.com/graffiti/graffiha.htm
br.geocities.com/deliriosplurais/solidariedade
marialimeira.zip.net/arch2005-11-01_2005-11-30.html
sarasvati29.spaces.msn.com
stationary.olga.kapatti.nom.br/CIRANDAS/anonovo2005/...
isla_negra.zoomblog.com/archivo/2005/09/13
paginas.terra.com.br/arte/ligiatomarchio/ligia_amigos_clevane.htm
arte-bis.zip.net/arch2005-06-01_2005-06-30.html
br.groups.yahoo.com/group/sagradapoesia/messages/1005?xm=1&m=e
es.groups.yahoo.com/group/lapoesia/messages/4607?xm=1&m=e


****
(Do novo livro em construção, Portas, Portais e Porteiras)

Porta & Aldrava
(Para Gabriel Bicalho, diretor do jornal Aldrava, que sabe bater à porta da Poiesis)


A Aldrava crava sons cravos na espess ura da porta.
Sons agudos, sons c avos na tessit ura da aorta
-a veia maior, a que acompanha a sonância
da sístole
da diástole
e mesmo da extra-sístole
-aquela a mais.
Ansiedade
de
desconhecer quem virá
atender
e

de que forma será tratado, destratado, esperado
ou expulso - seja anjo ou demo
pura demonstração
de que, monstro ou puto de igreja
nem sempre, por detrás da porta
esterá aquela pessoa que se deseja.

A porta é uma aorta
que conduz o medo do degredo
e a esperança sem limitações.

A aldrava é uma vaga espécie de sino
com muitas formas diversas.

Há quem bata de qualquer maneira.
Há quem tenha aprendido a bater
e acalmar a ansiedade.

E alguns sabem quando ir embora,
sem demora,
por pura precaução.
E muitos, fogem em diparada
por medo de assombração.

A aldrava, impávida, estática,
somente entra em ação
se a toca qualquer mão...

Enfrenta o tempo impassível
e não decodificável.
E per/dura, dura guardiã,
século após século.

na madrugada de 15/09/2007
(Da série, Portas e Portais)



Portas e Portais
(Para Déia Leal- Andréia Donadon Leal-cujos olhos de pintar e as mãos de vi/ver, sabem das diferenças)


Nunca se sabe o há que atrás de uma porta,
se um príncipe encantado, se a Moura Torta,
se a vida continua ou se a Morte já entrou.
A expectativa faz o coração galopar,
corcel de ventania, salamandra de fogo,
-ser bem ou mal recebidos, que importa
se todos os dias, a soleira não se lava,
mas se for lavada, a mesma entrada será?
Atrás da porta, uma mesa posta, uma mala feita,
o falso carinho, a afeição genuína...
Bater, campainha ou aldrava,
com os nós dos dedos,avisar
da chegada, no momento preciso.
Chegar e abrir, um ato de coragem
desapercebido e necessário,
no cotidiano dos vivos, sinais...
Aos que partem para a outra dimensão, portais...

em 15/09/2007, Madrugada (1:45h)

Clevane Pessoa
Todos os Direitos Autorais Reservados a Autora.

2 comentários

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Fanzine Episódio Cultural disse...

O Fanzine Episódio Cultural é uma jornal bimestral (Machado-MG/Brasil) sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais, entre elas: Casa das Rosas (SP/SP), Inst. Moreira Salles (Poços de Caldas-MG) e Cia Bella de Artes (Poços de Caldas-MG). De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é enfocar assuntos relacionados à cultura, e oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar suas expressões artísticas”.